Notícias
Notícias
Notícias
09h00

Cerimonial Rainha Leonor é a primeira casa de eventos de Salvador a realizar coleta seletiva

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O Cerimonial Rainha Leonor é o primeiro cerimonial de eventos da capital baiana a implementar um programa de coleta seletiva para reciclagem de garrafas de vidro, latas de alumínio, papelão e garrafas pets.   

O projeto foi esboçado em março de 2020, mas, devido a pandemia e a ausência de eventos, foi interrompido. Em setembro de 2021 foi reiniciado, quando os eventos começaram a retornar. 

“A Santa Casa da Bahia já possui a coleta seletiva implantada em diversas unidades de negócio, como Hospital Santa Izabel, Hospital Municipal de Salvador, Clínica Álvaro Lemos e Cemitério Campo Santo. Começamos a realizá-la na Pupileira, inicialmente apenas nas áreas administrativas, sem ainda englobar o Cerimonial Rainha Leonor. Até que analisamos a geração do Cerimonial e percebemos o potencial de reciclagem, principalmente do vidro. A partir da análise de viabilidade, iniciamos a procura por empresas que reciclassem vidro em Salvador”, contou o engenheiro ambiental da Santa Casa da Bahia, Fernando Lira. 

Fluxo de reciclagem - O início da coleta seletiva começa com a equipe de garçons e o material reciclável é depositado em coletores específicos. Ao final do evento, os coletores com cada tipo de resíduo são transportados pela equipe de higienização para o abrigo externo de resíduos recicláveis. Os materiais recicláveis, exceto o vidro, são coletados pela Coopcicla, cooperativa parceira que realiza a coleta em outras unidades da Santa Casa da Bahia. Já o vidro, é descartado em bigbags na área externa do estacionamento. Esse material é coletado pela empresa Fausto Soluções Ambientais, que realiza a coleta e transporte de vidro e os encaminha para a indústria de reciclagem em Recife (PE). 

“Temos uma estimativa de reciclar cerca de 23 toneladas de vidro ainda em 2022”, pontuou Fernando, sendo uma das ações que fazem parte das comemorações dos 20 anos do Cerimonial Rainha Leonor. 

A periodicidade de coleta varia de acordo com o volume de eventos realizados no cerimonial. A empresa parceira da coleta de vidro, por questões de logística, realiza a coleta a partir de 2,5 toneladas, que é gerado em aproximadamente em 45 dias. Já os outros materiais recicláveis são coletados semanalmente. 

“Com o projeto de coleta seletiva reduzimos o consumo de recursos naturais na cadeia produtiva, ajudando o meio ambiente e fomentando a economia circular, além de beneficiarmos diversas famílias que atuam no ramo da reciclagem de materiais", destacou o engenheiro. 

Segundo a gerente de Eventos da Santa Casa da Bahia, Fagna Freitas, além da coleta seletiva, o Cerimonial também faz o recolhimento de óleo de cozinha para que não seja descartado nas tubulações. “Esse óleo é doado para ser transformado em sabão”, disse Fagna. 

Antes da pandemia, quando o número de eventos era maior, era doado em torno de 60 litros por mês. Já durante o período de pandemia, foi doado em torno de 60 litros por trimestre. 

Notícias | Rodape
Notícias | Rodape
Notícias | Rodape
Siga nossas redes
2016 - 2024. Cerimonial Rainha Leonor. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital