Notícias
Notícias
Notícias
15h00

Cerimonial Rainha Leonor celebra 18 anos com projeto que reconta histórias do local

Espaço foi fundado em 2002 para arrecadar fundos aos projetos sociais da Santa Casa

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Subir ao altar ao som de uma composição do nordestino Luiz Gonzaga ao invés da tradicional marcha nupcial alemã; chamar a companheira para um jantar romântico e surpreendê-la levando-a para o altar em um casamento surpresa; pedir a namorada em casamento durante um passeio no Rio Sena, em Paris; ou finalmente trocar as alianças após anos de relacionamento à distância: essas são algumas das histórias que são contadas pelo Cerimonial Rainha Leonor no projeto “Era Uma Vez”, criado em comemoração aos 18 anos do espaço, celebrados neste ano de 2020. 

As histórias são narradas no site (www.cerimonialrainhaleonor.org.br) e no Instagram (@rainhaleonorcerimonial), trazendo recortes de momentos marcantes e personagens importantes, incluindo fornecedores do ramo de casamentos, que passaram pelo local ao longo desses anos.  

Conhecido como um dos espaços mais tradicionais e disputados para a realização de casamentos na capital baiana, o Cerimonial Rainha Leonor está situado no complexo da Pupileira, no bairro de Nazaré, misturando a arquitetura do século XIX, quando funcionava no local o Asilo de Nossa Senhora da Misericórdia, com modernos equipamentos necessários para a realização de eventos para um público de até 2 mil pessoas. 

Fundação - O cerimonial foi fundado no ano de 2002, pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA) da época, o engenheiro Álvaro Conde Lemos Filho, com o objetivo de arrecadar fundos para os projetos sociais da instituição. O nome “Rainha Leonor” foi dado em homenagem à fundadora das Santas Casas em Portugal, a Rainha Leonor de Lencastre. 

Desde a fundação, toda renda recebida pelos alugueis do espaço é revertida para os seis Centros de Educação Infantil (CEIs) que são mantidos pela Santa Casa da Bahia na comunidade do Bairro da Paz, em Salvador, onde cerca de 600 crianças com idades entre 2 e 5 anos são atendidas gratuitamente, recebendo educação em período integral, quatro refeições diárias, além de acompanhamento psicológico e nutricional. 

A partir do ano de 2010 o cerimonial passou por uma série de reformas incluindo novas salas como o camarim, espaço infantil, sala das noivas, cozinha equipada, novos banheiros, climatização e tratamento acústico com estrutura para a realização de casamentos, batizados, formaturas, aniversários, shows, exposições e eventos corporativos. 

Eventos - Além dos eventos do público externo, o Cerimonial Rainha Leonor realiza projetos próprios, a exemplo do “Noites Culturais”, que traz shows intimistas de artistas brasileiros, a exemplo de Fafá de Belém, Geraldo Azevedo, Xangai, Luiz Caldas, Arnaldo Antunes e Saulo Fernandes. 

Outro evento que já se consolidou no mercado de casamentos é a mostra de noivas Expochic, que teve início em 2013 e está nos preparativos para a 8ª edição. 

“É um evento diferenciado, que tem o objetivo de fortalecer o mercado de fornecedores da Bahia”, ressalta Fagna Freitas, gerente de eventos do cerimonial. Segundo ela, além do evento ter a renda 100% revestida para os projetos sociais da Santa Casa no Bairro da Paz, já se tornou tradição a realização de um casamento solidário, patrocinado pelos fornecedores da mostra. 

“A Expochic já realizou cinco casamentos de colaboradores da Santa Casa, além de duas bodas de prata e um batizado. Eles ganharam o casamento completo: decoração da igreja, orquestra, vestido de noiva, terno do noivo, bolo, cabelo e maquiagem, fotografia, bem-casado, espumante e carro para levar a noiva”, contou. 

Para o decorador Filipe Mendes, sócio da Ana Portuguesa, empresa que já atua no mercado de eventos há 28 anos, trabalhar no Cerimonial Rainha Leonor traz toda estrutura para realizar o sonho do cliente. 

“É um espaço muito versátil, que dá para fazer eventos diurnos e noturnos. Sem falar na segurança e no espaço para caminhão realizar carga e descarga. Adoro trabalhar nesse local”, destaca o decorador. 

Com a pandemia do novo coronavírus o cerimonial deu uma pausa na realização de eventos, mas a administração do espaço continua funcionando, realizando agendamentos para o ano de 2021 e 2022, quando for possível a retomada dos eventos com segurança. 

Cerimonial Rainha Leonor celebra 18 anos com projeto que reconta histórias do local
Notícias | Rodape
Notícias | Rodape
Notícias | Rodape
Siga nossas redes
2016 - 2024. Cerimonial Rainha Leonor. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital